PRIMEIRO ENCONTRO DE FORMAÇÃO DOS AGENTES DA PASCOM – DIOCESE DE ARAÇUAÍ

Tivemos no dia 20/08, um encontro de formação com coordenadores e diversos outros membros da Pastoral da Comunicação da diocese de Araçuaí. O encontro foi conduzido via plataforma on-line pela professora Janaína Gonçalves, Coordenadora da Pastoral da Comunicação no Regional Leste 2.

Como referência foi utilizado o livro “Guia de Implantação da Pastoral da Comunicação” da Comissão Episcopal para a Pastoral da Comunicação. Mas foi apresentada além deste, uma rica bibliografia que muito contribuirá em nossa formação.

Durante sua explanação, Janaína frisou muito a necessidade de a Pascom ser na paróquia e na diocese um eixo transversal entre as pastorais. A Pascom não pode se limitar a transmissões e fotografias, mas sim, deve ajudar a dinamizar a vida paroquial e diocesana por meio de ações e serviços prestados a todas as demais pastorais.

A Pascom existe para dar visibilidade ao trabalho desenvolvido pelas pastorais presentes na paróquia e na diocese. Ela é a responsável por criar iniciativas simples que favoreçam o diálogo e a unidade entre estas pastorais. Sua função não é se promover, mas sim mostrar a dinamização pastoral realizada. Seus agentes precisam receber formação básica sobre a comunicação. O ideal é que se tenha uma equipe de no máximo 8 pessoas que assumam com responsabilidade o trabalho juntamente com o pároco.

Foi destacada a importância dos quatro eixos fundamentais da Pastoral da Comunicação: O eixo da Formação, da Articulação, da Produção e da Espiritualidade.

Por fim, foi reafirmado que a Pascom é a única pastoral transversal na Igreja. Daí a necessidade de, a partir dela, fazer um estudo sobre a realidade da paróquia, a fim de se conhecer as pessoas que ali frequentam e as pastorais que ali atuam. No final foi aberto espaço para dúvidas e breves explanações por parte dos participantes. Foi um momento muito rico e importante para a nossa diocese.

Que Deus, pela intercessão de Nossa Senhora da Lapa, abençoe todos agentes da Pastoral da Comunicação em nossa Diocese de Araçuaí.

Seminarista José Rônei, assessor diocesano da Pastoral da Comunicação da Diocese de Araçuaí

20/08/2020