O Seminário

Seminário São José

O seminário de nossa Diocese tem seu início logo após a chegada de Dom José Maria Pires, (1957) terceiro Bispo de nossa Diocese. O seminário foi então erigido com o nome: “Seminário Menor rural Diocesano de São José e Nossa Senhora da Lapa”. O Seminário contou no seu início com a colaboração de leigos e leigos inclusive ministrando aulas. Foi no período de Dom José Maria Pires que se iniciou a construção do prédio do “seminário novo”, onde os seminaristas residem hoje e que por cerca de 25 anos funcionou a escola HAGROGEMITO,  conhecida por muitos como escola do Bispo ou Agrope.  Outro passo importante na formação dos futuros padres foi o contato em 1959  de Dom José Maria Pires com a diocese de Brescia na Itália de onde recebeu recurso financeiro e também padres que vieram entre outras coisas ajudar na formação do seminário. Entre esses padres é possível citra padre Enzo Rinaldini, padre Egídio Ferrari e Pe. Constantino Carrera. Com dificuldades de se manter e, sobretudo por falta de vocações, o seminário Diocesano ficou fechado por uns anos. Os padres dessa época fizeram o estudo em outras dioceses como Teófilo Otoni e Juiz de Fora. Houve também experiências de pequenas casas de formação em paróquias. O projeto não obteve o sucesso esperado.

Em 1987, dom Enzo que era Bispo Diocesano há cinco anos reabriu o seminário Diocesano, com o curso de segundo grau e de Filosofia. Foi ele também até o ano de 2011, (ano em que faleceu) um dos principais professores e referência vocacional para os jovens. O curso de teologia, no entanto continuou funcionando em outras dioceses, de modo especial a No seminário Arquidiocesano Sagrado Coração de Jesus em Diamantina. Muito de nosso atual clero fez todo ou parcialmente o curso teológico aí.

Por um bom período os seminaristas moraram no prédio localizado atrás da catedral. Posteriormente o seminário passou então a residir no prédio onde funcionava a HAGROGEMITO, dividindo assim, o espaço com os alunos que ali estudavam. No de 2006, a Diocese então pastoreada por Dom Severino Clasen, optou por trazer também o curso teológico para Araçuaí, desmembrando assim, de Diamantina. Nesse período, teve-se em Araçuaí o seminário menor (cursos de Ensino Médio e Propedêutico) e o seminário maior (cursos de Filosofia e Teologia). Vale ainda destacar que durante um período que apesar de curto foi de muita valia é que seminário São José de Araçuaí contou também com a presença das Dioceses de Teófilo e Almenara cursando Propedêutico e Filosofia. Em 2010 achou-se por bem transferir novamente o curso de teologia. Dessa vez o Destino foi o Seminário Nossa Senhora do Rosário na diocese de Caratinga. Desde então três seminaristas concluíram o curso teológico em Caratinga. Atualmente a Diocese de Araçuaí conta com dezoito seminaristas. 1 cursando o Propedêutico, 3 cursando o segundo ano de Filosofia e 4 cursando o terceiro ano de Filosofia. Na teologia temos 4 no primeiro ano, 1 no segundo, 3 no terceiro e 2 no quarto, esses em Caratinga.

O seminário continua sendo umas das prioridades da Diocese. Ele é o lugar do discernimento e formação de nossos futuros presbíteros que conduzirão o povo de Deus em nossa Diocese. O Seminário existe com a colaboração de todos. Ao mesmo tempo somos impelidos a rezar sempre pelas vocações, pela perseverança dos jovens vocacionados, para que o Senhor continue a chamar homens e mulheres para o serviço do seu Reino e pela fidelidade de nossos padres e Bispo.