Paróquia Santo Antônio realiza projeto com a juventude!

Jovens e adolescentes das cidades de Araçuaí, Virgem da Lapa, Coronel Murta e Berilo, no vale do Jequitinhonha, participaram durante o ano de 2019, de oito encontros formativos proporcionados pelo financiamento do Fundo Nacional de Solidariedade da Conferência Nacional dos Bispos – CNBB. Os encontros foram realizados através de arrecadações da Campanha da Fraternidade de 2018, com o tema Fraternidade e Superação da Violência, com o lema “Em Cristo somos todos irmãos”.

O projeto, executado através de parcerias das instituições e movimentos populares de Araçuaí – Grupo Reinventar, Levante Popular da Juventude, Associação Comunitária e Infantil de Araçuaí – ASSOCIAR, Núcleo de Cidadania dos(as) Adolescentes, Escola Família Agroecológica (EFA) de Araçuaí, Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB e Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – Campus Araçuaí, pensa iniciativas com a juventude da cidade e do campo. Com a pandemia, as ações estão se dando de maneira remota.

A ação já contribuiu para a formação de mais de 110 jovens, 64 mulheres e 46 homens que participaram de maneira direta dos encontros que dialogaram vários temas. O espaço integrou os jovens para a realização da articulação do Conselho Municipal da Juventude e proporcionou debates importantes sobre violência, direitos, protagonismo, economia solidária, agroecologia, lazer e cultura.

O Papa Francisco, durante sua fala no dia 27 de julho de 2013, na Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro, Vigília de Oração com os jovens, disse: “O coração de vocês, coração jovem, quer construir um mundo melhor. Os jovens nas estradas, são jovens que querem ser protagonistas da mudança. Por favor, não deixem para outros o protagonismo da mudança! Vocês são aqueles que tem o futuro! Vocês. Através de vocês entra o futuro no mundo. Também a vocês, eu peço para serem protagonistas desta mudança”, finalizou.

Essa esperança nos inspira cada dia mais para novos passos com a nossa juventude.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *