Pastoral da Juventude realiza encontro diocesano de formação.

Foi realizado nos dias 16 e 17 de Junho o encontro de formação de Juventudes da diocese de Araçuaí. Com o tema :”Afetividades e Sexualidades” e subtema: “Meios de fluência do amor de Deus pela humanidade” o psicólogo e palestrante Fernando Barbosa apresentou para a juventude esse que é um dos temas que pouco é tratado e trabalho nos grupos de jovens, e como ele próprio disse é um tema que precisa sim ser discutido com maturidade e com cuidado, para que a abertura das feridas trazidas pela afetividade e sexualidade de cada jovem possa ser aberta para realmente ser curada, e não para ser exposta novamente sem nenhum tratamento.

O encontro que se iniciou no sábado(16) às 12:00h com o almoço, teve  a presença de aproximadamente sessenta(60) jovens das diversas paróquias da nossa diocese. E contou também com a presença da comunidade Nova Aliança que animou todo o encontro e também do Pe. Fernando Luiz, atual coordenador diocesano da juventude na diocese. Ainda sobre a programação, no sábado após a missa das 19:00h na Catedral, houve uma animada quadrilha no centro diocesano, com algumas comidas típicas de festa junina e outras guloseimas que algumas paróquias trouxeram para contribuir na festa. Foi um momento da juventude também mostrar a sua felicidade de estar ali reunida na alegria e na paz que vem de Deus, e de que não é preciso usar drogas ou mesmo ingerir bebida alcoólica para ser feliz.

No domingo(17) às 7:00h houve a celebração da Santa Missa presidida pelo bispo diocesano Dom Marcello Romano e concelebrada pelo Pe. Fernando Luiz.  Logo depois houve o café da manhã, e o Fernando Barbosa na sua linguagem surpreendente e juvenil trouxe para a discussão os 16 problemas que atrapalham o crescimento dos grupos de jovens retirados do livro do Papa Francisco, “Deus é jovem”. Por fim, os jovens foram divididos por região pastoral onde lá puderam ouvir sobre como em suas paróquias cada um tem trabalhado, quais são as dificuldades, e quais os passos irão seguir a partir dessa formação. O Pe. Fernando Luiz ressaltou que é preciso ter perseverança, audácia, e alegria na caminhada enquanto juventude, “não podemos desanimar”, disse ele. O encontro se encerrou com o almoço às 12:00h.

Por Warley Silva