Diocese realiza tradicional encontro diocesano das CEBs

A Nossa Diocese  de Araçuaí realizou nos dias 15 e 16 de junho o seu tradicional encontro diocesano das CEBs. Momento de formação de nossas lideranças, de celebração da vida e da fé e de fortalecimento de nossas estruturas eclesiais.

Para o encontro desse ano, iluminados pelo X plano diocesano de pastoral refletimos sobre o tema: A conversão pastoral nas CEBs para uma Igreja em saída; Memória e Esperança. Da Palavra de Deus tiramos o lema: Há Esperança para o futuro, diz o Senhor: seus filhos voltarão para sua terra. Jr 31,17

Para a assessoria do encontro tivemos a presença de Sonia G. Oliveira,, membra do setor social da Arquidiocese de Montes Claros e do conselho nacional do Laicato do Leste II. Contamos ainda com a presença de Leninha, deputada estadual, membra das CEBs  na Arquidiocese de Montes Claros e presidente da comissão de direitos humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

O encontro teve início com uma análise de conjuntura, seguida de uma recordação das CEBs na Igreja, inclusive da história dessas na Diocese de Araçuaí. A partir de então foi proposta a reflexão sobre o sentido da conversão pastoral proposta pelo X plano de Pastoral em harmonia ao ministério do Papa Francisco e em sintonia às atuais diretrizes nacionais da Evangelização no Brasil. A intenção foi perceber como as Comunidades eclesiais de base são lugares privilegiados para essa conversão.

O encontro contou com a presença de cerca de 60 participantes vindos de 11 paróquias de nossa diocese que representaram cerca de 40 comunidades. Que este encontro anime nossas comunidades para viver esse jeito vivo de ser Igreja, na fé, na Esperança, no amor e na luta que as CEBs representam. Assim, coloquemos em prática nossos anseios diocesanos.

Pe. Sebastião Tiago Gomes.

Assessor Diocesano das CEBs