9° Encontro da Família Vicentina dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Entre montanhas e pedras, com uma rodovia apartando às margens do rio Jequitinhonha, a cidade de Itinga, foi o cenário escolhido pela Família Vicentina dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri para sediar, no primeiro domingo do mês de Março, o 9° Encontro dos seus ramos com promoção de formação dos seus membros e atividades comuns no serviço aos pobres.

Com o tema Contra as pobrezas, agir juntos, as cidades de Francisco Badaró, Jenipapo de Minas, Jequitinhonha, Itaobim, Itinga, Teófilo Otoni e Novo Cruzeiro que agregam: a Sociedade São Vicente de Paulo, as Filhas da Caridade, a Juventude Mariana Vicentina, os Padres da Congregação da Missão e o MISEVI, herdeiros do carisma e espiritualidade do fundador e inspirador, Vicente de Paulo, desenvolveram atividades que traduzidas em teatro, cantos, exposição e muita animação demonstraram que, na aridez do solo do Nordeste de Minas, floresce a benevolência e o serviço dedicado àqueles que mais necessitam de nós: os pobres.

Baseando no livro de Mizael Donizetti Poggiolie, aprofundamos em alguns trechos dos evangelhos no anúncio de Jesus Cristo aos mais necessitados, mostrando a todos que o reino de Deus “está próximo e que é para todos, em especial os pobres”.

O encontro teve sua abertura pelo pastor da nossa Diocese, Dom Marcelo Romano, que nos chamou a atenção para que sejamos parceiros, cooperadores e que o evangelho seja anunciado e praticado em cada pedacinho deste chão. A presença do Provincial dos Padres da Missão, o Padre Geraldo Mol, com sua palavra amiga e evangelizadora, mostrou-nos dentre outras coisas, que pelo espírito da simplicidade, da humildade, da mansidão e zelo podemos fazer de nossas vidas um testemunho alegre, que ilumina o caminho, que leva esperança e amor a todos que estão a nossa volta. Com muita hospitalidade e sobriedade, fomos abraçados pelo povo anfitrião na pessoa do Padre Adilson que, enriqueceu nosso encontro e fortaleceu nossa rede de caridade. Nossa assembleia terminou ao entardecer do dia do senhor, com o calor escaldante do sol do Vale que se fez fio condutor do calor humano dos Vicentinos presentes em torno da mesa da palavra, onde a grande família de Deus, juntamente com o Padre Mol e os concelebrantes, Pe. Wander Ferreira, Pe. Vanderley Reis e o Pároco Pe. Adilson, revivemos a Eucaristia e compreendemos que aquele momento era, para nós Vicentinos, o ponto de partida para nossa jornada Sagrada de Cristãos na presença escondida de Jesus nos pobres.

Prof. Sérgio Mendes; Elizabeth Majela,

Maria José e Aparecida Pinheiro- MISEVI